Olá! Já pensou em ser sua chefe, dona das suas horas trabalhando na sua casa com o que você ama que é a moda? Foi pensando nisso que trouxemos o artigo de hoje. Seja sua própria chefe abrindo um E-commerce de sucesso!
Nesse artigo, nós ensinamos VOCÊ a se tornar o seu chefe abrindo o seu e-commerce (uma loja de moda online) de sucesso! Um passo a passo de como criar sua loja de negócio online e faturar MUITO!
Ou seja, trabalhar em casa, no conforto do seu lar e ter sua independência financeira… O sonho de muitos!
Você deve estar se perguntando: “Mas como?”
Afinal para abrir um negócio é preciso pisar em terra firme e fazer um passo a passo seguro.
Envolve tempo, investimento financeiro, estudo de mercado, estratégia de marketing…
Nesse artigo trouxemos um passo a passo prático e seguro para “nortear” você, nesse processo de começar seu negócio do ZERO!
Nosso objetivo aqui é garantir que você tenha ações mais assertivas, para que seu sonho se realize e se torne um SUCESSO!!
Depois do período da p@ndemia, a compra pela internet, virou a prática mais comum do consumidor.
As vendas online aumentaram MUITÍSSIMO!
Nunca se vendeu tanto e essa é a sua oportunidade de fazer desse limão, uma limonada!
Você conhece alguém que ainda não tenha um smartphone? Alguém que ainda não tenha aderido as compras online? Essa forma de consumo só aumentou.
Depois de ter a primeira experiência consumindo pela internet, o medo do desconhecido desaparece e a gente acaba aderindo a essa prática. O número de e-commerce só cresceu.
E as vantagens de ter um negócio online? São muitas!!
Ter a tão sonhada independência profissional; gerar uma renda extra ou simplesmente para realizar um sonho de ter um comércio de moda, sem tantas despesas como teria em um negócio físico.
Ter um negócio online, pode ser sim muito lucrativo, mas para isso você vai precisar pisar em terra firme, conhecer todas as etapas necessárias para garantir o sucesso do seu negócio.
Seja Sua Própria Chefe Abrindo Um E-Commerce de Sucesso!
1 – Estabeleça Um Público
É fundamental escolher bem a área, o nicho, o público alvo que você deseja alcançar. Escolha algo que você domine, que tenha autoridade, conhecimento e que saiba que terá prazer em trabalhar.
Tem tudo para dar errado se você se aventurar, por exemplo, a trabalhar com roupas infantis, não tendo conhecimento desse mercado. Se o seu forte, sua paixão é roupa feminina para adultos, foque nisso!
2 – Produza Conteúdo Para Suas Redes Sociais (Conteúdo Online)
Foque em gerar conteúdo, em produzir conteúdo de qualidade para suas redes sociais. Não se esqueça que sua loja será online e seu canal de venda será a internet.
A internet é um imenso shopping, se você se limitar a fazer mais do mesmo, não ter conteúdo em sua página diferenciado, como vai se destacar?
Seu público precisa saber que em sua página, em suas redes sociais, encontrarão algo a mais. Pode ser dicas de estilo, de como higienizar corretamente as peças que você vende…
… Pode ser um Quiz ( uma espécie de teste com perguntas para interagir com seu público). O importante é manter contato e interagir com seu público diariamente.
2.1 – As principais opções hoje em dia de redes sociais são:
Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, Pinterest, Tik Tok, Linkedin, WhatsApp… Não precisa estar em todas as mídias sociais, mas esteja nas principais.
Suas redes sociais devem alimentar o desejo de seu público alvo em consumir seus produtos, por isso invista em belas fotos, produções com suas peças e faça diferente da maioria, como citamos acima.
Qualquer movimento seu, será importante nas suas redes sociais, desde a forma como você cumprimenta seu público, até a qualidade das imagens em seus posts.
3 – Olho Aberto Com A Concorrência
Logo que você definir seu nicho, comece a analisar sua concorrência. Você não pode nem pensar em investir seu capital em um negócio, antes de analisar seus maiores concorrentes.
Por exemplo: Caso você opte por abrir uma loja virtual de roupa feminina, esteja ciente de que vai concorrer com grandes e-commerce de vestuário feminino.
Se você optar por se especializar, por exemplo, em vender moda para plus size, você já se destaca por não ser um nicho tão popular quanto o feminino em geral.
Pode ser moda gestante, moda brechó, moda masculina, moda jovem, moda praia, moda fitness…
4 – Escolha Uma Plataforma
Todas as vezes que um cliente seu, ou futuro cliente, tiver alguma dúvida em relação ao produto que deseja consumir, o primeiro local que ele vai buscar respostas é o Google e o segundo Youtube.
Se você sonha com um negócio online de sucesso, invista nessas duas principais plataformas. Faça um site ou um blog onde você descreva todos os seus produtos.
5 – Tenha Uma Lista De Contatos Para O E-mail Marketing
Um dos principais objetivos do seu blog, é obter o máximo informações possíveis do seu público e facilitar a manutenção desse relacionamento de vocês.
Vai facilitar e muito sua vida, se você registrar, ter o e-mail dessas pessoas. Crie cadastros como uma forma de guardar esses dados e assim você terá meios de ter contato permanente com seu público.
Usando a ferramenta do e-mail marketing, você consegue avisar seus consumidores, todas as vezes que novas coleções, peças novas chegarem a sua loja.
Todas as informações que você conseguir recolher de seu público, como por exemplo número de celular, endereço, idade, estilo pessoal… Tudo é super importante.
6 – Faça Funil De Vendas
A ação fundamental a ser tomada logo de início, é ter um nicho ( citamos isso no começo desse artigo), um público alvo, uma área de atuação focada.
Depois você precisa se relacionar com ele e, é a partir daí, que você pode começa a oferecer seus produtos e começar as vendas.
É primordial ter um planejamento, antes de investir em seu sonho de ter um negócio online.
Faça um funil de vendas, que é ter estratégia e planejamento, um passo a passo a ser seguido até chegar ao momento da venda. Esse passo a passo é o caminho que vai levar VOCÊ ao sucesso!
7 – Atenção Ao Tráfego
Claro que sem clientes, você não vende nada, então o caminho para o sucesso, é ter o maior número possível de pessoas visitando suas páginas (redes sociais) diariamente.
Não se esqueça de criar conteúdos ( vídeos, áudios, artigos de blog, etc) usando palavras chaves, ou seja, as mais procuradas nos grandes buscadores (Google e Youtube)…
… Entretanto, esteja certa de que essas palavras estão relacionadas ao tema do seu negócio.
Quanto mais você utilizar palavras e hashtag ligadas ao seu produto e negócio, mais visualizações no Google e no YouTube.
Se o seu nicho é moda gestante e você identificar que as principais buscas do seu público são: “Roupas para gestantes ”, foque seus conteúdos relacionados a essa frase chave, assim você garante que sua loja seja encontrada na internet mais facilmente.
8 – Analise Seus Resultados
Essa parte aqui é meio óbvia, nada na vida cresce, floresce e dá frutos, se não for constantemente analisado e reavaliado. Analisar o tempo todo seu negócio, é FUNDAMENTAL para garantir seu sucesso.
É analisando os resultados do seu negócio, que você identifica os pontos que precisam ser melhorados.
Você precisa saber de onde estão vindo os seus melhores resultados, para que você possa apostar mais ainda neles e mudar o que não está dando certo.
8.1 – Imagina que você tenha um canal no Youtube e um IG no Instragram…
Aí você observa que seus maiores ganhos estão vindo do Instagram…
Em qual canal você vai investir mais tempo, mais energia, produzir mais conteúdo para potencializar ainda mais seus resultados? No Instagram, é obvio!
DICA IMPORTANTE
A maioria das redes sociais, têm a opção de perfis comerciais que disponibilizam uma análise detalhada sobre o público que segue seu canal.
É possível conhecer melhor o seu público, saber se são homens, mulheres, a faixa etária, a localização geográfica, interesses e etc.
Sem dúvida que assim suas estratégias de marketing digital serão mais assertivas, e você terá melhores resultados.
Agora já pensou em ter um e-commerce dando dicas personalizadas de estilo e técnicas de equilíbrio de medidas, conhecer o modelo (biotipo) de cada cliente que você recebe em sua loja?
Conhecimento que só um Consultor de Imagem domina? Então, está esperando o quê pra vir fazer parte da família ESCOLA DE ESTILO?
Lembrando que o primeiro módulo do Curso de Consultoria de Imagem da Escola de Estilo, é todo sobre empreendedorismo de moda.
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Pois saiba que este artigo é apenas um gostinho do que você vai aprender com a nossa Teacher Dany Padilla no curso, para desenvolver seu e-commerce de moda com segurança.
Um beijo!
Por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo