RALPH LAUREN – ELEGÂNCIA E SOFISTICAÇÃO

Capa

O século passado nos presenteou com estilistas talentosíssimos que marcaram a história da moda. Dentre esses, temos um homem que foge bastante do comum por não ser europeu, mas sim americano e ter fundado uma das marcas mais famosas do mundo, a Polo Ralph Lauren. É sobre essa grife de alta costura e o legado desse estilista, que vamos falar hoje: Ralph Laurent – Elegância e sofisticação!!

Com uma receita de cerca de mais de 6,1 bilhões, a marca se tornou uma das mais famosas do mundo e seu dono, o estilista Ralph Lauren, mesmo não sendo mais o CEO da marca, a Forbes relata que ele possui cerca de 6,9 bilhões em patrimônios.

Atualmente com 81 anos

A trajetória do estilista na moda

Ralph Lauren nasceu em 14 de outubro de 1939 na cidade de Nova York, Estados Unidos, onde fez dois anos do curso de negócios na Universidade Municipal de Nova York, mas acabou desistindo do curso antes da sua conclusão.

Seu estilo super criativo, composto por peças que ele mesmo usava sempre chamou mais atenção do que seu porte físico, ele tem apenas 1,68 de altura, mas esses detalhes nunca inibiram o ousado estilista que tem feito coisas louváveis durante sua história.

Sempre estiloso…

Como cidadão de um país bastante patriota, Ralph Lauren serviu dois anos o exército americano e em 1964 passou a trabalhar como auxiliar de vendas na Brooks Brothers, uma tradicional loja americana.

Como de costume, ele criava peças diferentes do convencional, dentre essas uma gravata com 10cm de largura, o que era bem incomum, pois a moda vigente usava gravatas finas. Acabou sugerindo para seu chefe produzir algumas gravatas, o que foi uma sacada de mestre, pois as vendas foram tantas que o estoque esgotou em um período curto de tempo.

Com a gravata que levou seu nome a Alta Costura

O modelo de gravata que era produzido em seda italiana, fez grande sucesso até o ano de 1967, quando houve uma mudança na administração da empresa, dando fim a sua linha de gravatas. Mesmo que isso tenha sido uma queda na história do estilista, ele não desistiu e foi trabalhar na Beau Brumell, onde teve a oportunidade de finalmente criar sua marca, a Polo, para vender sua própria linha de gravatas.

Rauph Lauren
Foi nomeado cavaleiro honorário pelo príncipe Charles, por seus serviços para o mundo da moda.

É muito interessante a escolha do nome se dar por suas gravatas terem a sofisticação e elegância do jogo Polo, dando mais provas da autenticidade do estilista em tudo, inclusive escolha do nome. Após 2 anos, no ano de 1969 o estilista fundou sua primeira loja, a Polo Fashions em sociedade com um dos seus irmãos.

Ralph Lauren

Para surpresa de muitos, o empreendimento deu tão certo que no primeiro ano de existência seu faturamento excedeu meio milhão de dólares. Até esse momento sua marca criava apenas gravatas, mas passado algum tempo, sua primeira coleção completa de roupas masculinas foi lançada com uma característica bem autêntica, os ombros eram naturais, inspirados na Ivy League.

Fachada da loja da Ralph Lauren no shopping Cidade Jardim – SP – Brasil

Nesse embalo de estruturação da marca, a primeira linha feminina foi lançada e a marca passou a se chamar Ralph Lauren. Dentre tantos momentos marcantes na vida do estilista, um dos mais significativos em sua história foi quando ele teve a oportunidade de fazer o figurino do filme “O Grande Gatsby” e em um segundo momento, ele foi o estilista responsável por vestir a atriz Diane Keaton no filme “Annie Hall”.

Com sua fiel amiga pessoal Audrey Hepburn
ralph-lauren
Os tão conhecidos vestidos, que desfilam todos os anos nos tapetes vermelhos

Durante esse período a fama de Ralph Lauren foi se espalhando e sua visibilidade foi aumentando, dando a sua marca cada vez mais prestígio e notoriedade. Já os anos 70 foram marcados por muitas conquistas para a marca, a começar pelo lançamento da camisa polo com a logo da marca, que foi um grande sucesso.

RALPH Lauren
A icônica camisa polo

Ainda nessa época o mix de produtos da marca foi ampliando, agregando linhas de roupas infantis, casa e perfumaria o que após tanto sucesso fez com que a marca chegasse em um patamar elevadíssimo de expansão, marcando presença em solo europeu ao abrir sua primeira boutique na New Bond Street, na cidade de Londres.

Ralph Laurent
Desfile de comemoração de 50 anos da grife

Passados os anos, Ralph Lauren nunca abriu mão da inovação em sua marca e como prova disso, em 2014 as águas do lago do Central Park foram o palco escolhido para a transmissão do desfile em 4D, durante a semana de moda de Nova Iorque.

O desfile de 2014 sobre as águas do lago do Central Park

Hoje após ter consolidado sua marca no mercado com maestria e ter faturado Bilhões e Bilhões, Ralph Lauren faz parte da lista de homens mais ricos do mundo, estando na 215ª posição, e mesmo não sendo mais o CEO da marca, possui 82% do poder de voto e cerca de 18 mil funcionários trabalhando nas mais diversas áreas para sua marca.

Ralph Lauren
Ralph Lauren e sua coleção milionária de carros exóticos e únicos

Após a construção desse enorme legado, Ralph Lauren permanece casado com sua esposa Rick Lauren desde o ano de 1964, com quem teve 3 filhos; Dylan, Andrew e David, e claro, não podíamos deixar de citar os 2 netihos: Kingsley e Cooper. Um estilista que “arrasta” pelo mundo, milhares de admiradores, inclusive nós da Escola de Estilo que amamos seu trabalho e história!

Ralph Lauren
No Rancho-RRL-8 da família, com sua esposa Rick Lauren com quem é casado até hoje.
Rancho-RRL-8 onde Ralph Lauren criou seus filhos

Por hoje é isso leitoras lindas!

Se você deseja se aprofundar no universo da moda, te convidamos a ver a aula gratuita que disponibilizamos no blog com a nossa querida teacher Dany Padilla. Temos certeza que você vai amar! Clique no botão amarelo a direita da tela.

Beijos no coração e até o próximo artigo!
Escrito Por: Giovanna Alves/Equipe Escola de Estilo.