Olá! Todo início de ano fazemos uma retrospectiva do que vivemos no ano anterior e, na moda não é diferente. Como sabemos que você ama moda tanto quanto nós aqui da Escola de Estilo, separamos 10 acontecimentos de 2022 para lembrarmos juntas. Confira AGORA os 10 momentos mais impactantes da moda no ano de 2022!
Graças a Deus estamos voltando ao normal depois de um período de isolamento na p@ndemi@ e por conta disso, o ano de 2022 foi bem agitado também na moda.
As marcas de moda “surfaram” na vontade de viver que estamos sentindo e lançaram novos produtos e parcerias, bora recuperar o tempo perdido!Vamos juntas conferir os 10 momentos mais impactantes da moda no ano de 2022? É sim ou sim?!
1 – Collabs Milionárias
O espírito colaborativo tomou conta das marcas em 2022. Destaque para a combinação de etiquetas de luxo a nomes mais acessíveis (marcas não tão caras). Foi o caso da parceria da Gucci com a Adidas.
Além dessa parceria, o estilista Simon Porte Jacquemus ( dono da marca Jacquemus’, conhecida pelas suas polêmicas mini bolsas), assinou uma coleção para a Nike, com sua pegada minimalista e ao mesmo tempo sofisticada.
Já no Brasil teve a collab entre o designer Alexandre Pavão e a label esportiva Fila. A cantora Anitta, que teve um ano cheio de conquistas, lançou uma coleção em parceria com a marca chinesa fast fashion Shein.
2 – Luto
O primeiro mês de 2022 (janeiro), infelizmente nos levou dois gigantes da moda: o estilista francês Thierry Mugler e o jornalista norte-americano André Leon Talley.
Mugler morreu “de causas naturais” aos 73 anos. Talley sofreu um ataque cardíaco também com 73 anos.
Em agosto, faleceu o estilista japonês Issey Miyake, aos 84 anos. Infelizmente perdeu uma batalha contra um câncer no fígado.
3 – A Dança Das Cadeiras
Mudanças de cargo. 2022 começou com o stylist Ibrahim Kamara assumindo a direção de arte e imagem da Off-White, que antes estava com o cargo vago após a morte de Virgil Abloh no final de 2021.
O estilista Riccardo Tisci, que modernizou a Burberry nos últimos cinco anos, passou seu cargo de diretor criativo da grife para Daniel Lee. O britânico havia saído da Bottega Veneta no final de 2021.
Miuccia Prada deixou o posto de CEO da grife que carrega o seu sobrenome. A direção criativa da Prada seguirá com Miuccia e Raf Simons, dupla desde 2020. Especula-se que a herdeira da marca italiana abandone também essa função em breve.
4 – Desfiles Impactantes
Essa notícia aqui foi excelente, as semanas de moda voltaram para o formato tradicional (presencial) após a p@ndemi@. Com a volta do presencial, as grifes se empolgaram e deram um show de criatividade.
Na última temporada de primavera/verão 2023, na Semana de Moda de Paris, os holofotes se voltaram para a Coperni. A modelo Bella Hadid entrou na passarela seminua e saiu com um vestido feito a partir de um spray.
Na verdade o spray era feito de um material líquido composto de algodão e fibra sintética, suspenso em uma solução de polímero. Foi um show de criatividade!
No São Paulo Fashion Week, muitas marcas integraram famosos ao casting de modelos. Celebridades brasileiras como Duda Beat e Paulo André desfilaram para a Misci.
Bianca Andrade desfilou para Bold Strap. Jojo Todynho e Deborah Secco na passarela da marca Meninos Rei.
5 – Rihanna & Sua Barriguinha Cheia de Estilo
Que Rihanna é a rainha do streetstyle, você com certeza já sabe. Quando chegou a hora da cantora anunciar sua gravidez, ela vestiu um Chanel vintage, joias Christian Lacroix e foi às ruas do Harlem com seu parceiro A$AP Rocky para tornar o anúncio oficial.
As fotos foram tiradas pelo famoso paparazzo Diggzy e postadas no Instagram em 2 de fevereiro, foi mais que suficiente para “quebraram a internet”.
6 – Matthieu Blazy Estreia Na Bottega Veneta
A estréia de Matthieu Blazy na Bottega Venteta na temporada de inverno de 2022, gerou muita repercussão. A coleção, que seguiu a saída de Blazy, Daniel Lee (recentemente nomeado para o cargo principal na Burberry), apareceu na lista dos desfiles mais vistos na temporada, ocupando o sexto lugar.
Mas o que tornou esse show realmente digno de assistir foi a energia de Blazy. Ele é uma pessoa super bem conceituada nos bastidores, com experiência na Raf Simons, Calvin Klein, na Celine de Phoebe Philo, na Margiela, bem como na Bottega Veneta de Lee, até que esta coleção o tornou o novo líder favorito da moda.
7 – Kim Kardashian Usando Vestido De Marilyn
O tema do Met Gala de 2022 foi Gilded Glamour, e Kim Kardashian embarcou no clima quando usou o vestido de “Happy Birthday Mr. President” de Marilyn Monroe.
O vestido transparente causou um rebuliço quando Monroe o usou para fazer uma serenata ao presidente John F. Kennedy em seu aniversário de 45 anos em 1962.
Em 1999, o vestido acabou sendo vendido em leilão por mais de $1 milhão como parte da propriedade de Monroe, e depois vendido novamente em 2016, na Christie’s, por US $ 4,8 milhões.
Mais tarde foi adquirido pelo Ripley’s Believe It Or Not Museum, que o emprestou a Kardashian. Até hoje, a peça detém o recorde de vestido mais caro já vendido em leilão.
Kardashian só usou o vestido real enquanto subia os degraus do museu, depois vestiu uma réplica para seguir até o fim da noite. Mesmo assim, o visual foi o mais comentado do Met Gala.
Muitos questionaram o reaproveitamento de uma peça tão preciosa para a história da moda. Ainda teve a polêmica da dramática perda de peso para caber no vestido.
8 – A Barbie Mais Presente Na Moda Do Que Nunca!
O título de musa de 2022 pertence a Barbie e seu filme nem estreou ainda. As primeiras imagens do filme estrelado por Margot Robbie como Barbie e Ryan Gosling como Ken, incendiaram a internet.
O figurino do filme, as roupas excêntricas usada pela “Barbie”, chamaram toda a atenção da moda durante todo o verão dos EUA. A boneca mais famosa do planeta fabricada pela Mattel, que existe desde 1959, cooperou e muito para a tendência Barbiecore estar tão em alta!
9 – Linda Evangelista & Steven Meisel Para a Fendi
Linda Evangelista, voltou as passarelas pela primeira vez em mais de uma década e fechou a apresentação da Fendi usando uma capa azul na cor daTiffany & Co. Em um dos braços, ela tinha uma bolsa Baguette de prata esterlina, e no outro, Marc Jacobs, o público a aplaudir de pé a supermodelo.
A aparição na Fendi e a campanha sob as lentes de Steven Meisel, marcaram o retorno de Evangelista a moda depois de falar sobre um procedimento cosmético fracassado com CoolSculpting. Linda também estampou a capa da edição de setembro da British Vogue.
10 – Alessandro Michele Se Despede Da Gucci
Alessandro Michele fez da marca Gucci uma das marcas de moda mais procuradas durante os seus sete anos como diretor criativo. Celebridades como Beyoncé e muitas outras, inclusive brasileiras, eram leais a ele.
A equipe interna de design da marca que trabalhava junto com Michele, continua produzindo coleções até que um sucessor seja anunciado pela grife.
Curtiu relembrar conosco os grandes acontecimentos do mundo fashion ao longo do ano de 2022? É claro que muitas outras coisas impactantes aconteceram durante 2022, mas não teria como trazer tudo, esse artigo ficaria gigantesco!
Venha para nossa família! O conhecimento nossa Teacher Dany Padilla garante, leva até você!
Conheça o Clube de Moda LukBuk! Uma comunidade onde você aprende o caminho para ter prosperidade visual.
Assista a aula GRÁTIS clicando no link abaixo 👇
CLUBE DE MODA LUKBUK
Beijo no coração da Equipe Escola de Estilo
Escrito por Carla Lúcia Braga/Equipe Escola de Estilo